“Desconhecer as Escrituras é desconhecer  o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse  mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela  Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo,  capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.    O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
O presidente da Comissão para a Animação  Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann,  escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da  Bíblia.
Dom Jacinto pede que todos procurem  viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs  espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio  elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado  em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a  comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim  caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da  pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”,  destacou.
O Subsídio
O Subsídio apresenta vários textos para  estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não  pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e  comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos  informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também  roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura  orante sobre o assunto.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom  Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a  Animação Bíblico-catequética da CNBB.
Mês da Bíblia
Mês de Setembro para a nossa Igreja no  Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O  grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no  final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva  ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da  Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo  realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática:  “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB,  através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação  Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o  estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema  pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou  até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da  Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo,  capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É  necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus,  saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades  enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os  desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de  enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos  aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de  discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da  Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o  fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do  capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do  Senhor”.
Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia  em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território  nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão  Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em  nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar  e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos  sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando  entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.
Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.
Sendo assim, reservo-me o direito de excluir comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, discriminação religiosa ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Obrigado!