O Santuário


DIOCESE DE PARNAÍBA
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO-ILHA GRANDE-PI
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA MÃE DOS POBRES E SENHORA DO PIAUÍ

ATIVIDADES LITURGICAS PAROQUIAIS
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO:
- Todos os domingos: Santa Missa às 08 horas e 19:30 horas;
- Todos os dias de terça a sexta-feira: Santa Missa às 06:30 horas
BATIZADOS:
- Preparação: quarta e sexta-feira da quarta semana do mês;
- Celebração do Sacramento do Batismo: 4º sábado do mês 08:00 horas;
MATRIMÔNIO:
Deve ser marcado na Secretaria Paroquial.
SECRETARIA PAROQUIAL: localizada no Santuário da Mãe dos Pobres, está aberta de segunda a sexta no horário de 7:30 às 11:30 e de 14:00 às 17:00 horas e no sábado de 07:30 às 11:30 horas.
VIGÁRIO:



SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA MÃE DOS POBRES E SENHORA DO PIAUÍ

CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS
Aos sábados: 18:00 horas oração do Terço e Santa Missa.
JANEIRO:
Dias 12, 13 e 14  Às 18 horas – Tríduo em memória a 1ª Aparição de Nossa Senhora Mãe dos Pobres a Marieta Becó (1933)
Dia 15 às 18 horas – Aniversário da intronização da Imagem de Nossa Senhora, no seu Santuário (1989).
MAIO:
Diariamente às 05:30 horas – Oração do Terço e Santa Missa.
JULHO
21 a 30- novenário e Festa em honra a Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí – às 19:00 horas.
OBSERVAÇÃO: O Santuário é aberto ao público, romeiros, visitantes devotos de Nossa Senhora todos os dias de 07:00 às 19:00 horas e as lembranças do “Santuário da Mãe dos Pobres” podem ser adquiridas na Secretaria, no próprio Santuário.


LIVRO DE NOVENA À NOSSA SENHORA MÃE DOS POBRES E SENHORA DO PIAUÍ

APRESENTAÇÃO

A devoção a Maria Santíssima é ponto básico de uma verdadeira fé Cristã. A Mãe de Jesus apresenta-se para nós, como co-redentora da humanidade. Cristo o Redentor apresentou Maria a João, do alto de sua cruz: “eis a tua mãe!” (Jo 19, 27), então Maria tornou-se Mãe da humanidade.
O nosso amor à Mãe de Deus faz com que a representemos de várias maneiras, conforme a devoção local, as nossas necessidades ou a cidade onde Maria se faz conhecer. Nos Morros da Mariana temos a Senhora do Piauí, no alto do seu Santuário, abençoando a todos os seus filhos que a visitam. Nossa Senhora Mãe dos Pobres é a representação daquela mulher que na cruz, Jesus mostrou ao evangelista João; daquela mesma que disse: “...as gerações todas me chamarão bem-aventurada” ( Lc 1, 48).
Mas, por que Nossa Senhora Mãe dos Pobres? Trata-se de uma justa homenagem a aparição da Mãe de Deus no ano de 1933 em Banneux, vilarejo da cidade de Louveigne na Bélgica. Maria Santíssima apareceu a uma mocinha chamada Marieta Becó, no dia 15 de janeiro de 1933. As aparições se sucederam até 02 de março e, nestas aparições Maria se apresentava à Marieta dizendo: “Eu sou a Mãe dos Pobres, quero uma casa de oração neste vilarejo. Prometo interceder por todos, porque acredito em vocês e vocês acreditam em mim”. Ainda indicou uma fonte de água, dizendo: “Esta fonte é reservada a mim, às nações, aos doentes, para alívio de todos”.
Este livrinho de “Oração e Cânticos” atende ao pedido de Nossa Senhora Mãe dos Pobres, facilitando a comunicação com a Mãe Divina. Com fé e devoção chegaremos a Jesus através de Maria.



O SANTUÁRIO

Que bela expressão de amor filial, de dedicação e de fé é o Santuário a Nossa Senhora, erguido nos Morros da Mariana! Representa uma casa de orações que com certeza, agrada a Maria Santíssima. A imagem lá colocada é um convite a uma união com Deus, pois de mão postas, com um olhar meigo e devotado, Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, leva a quem a contempla com fervor, a um estado de pleno êxtase de amor.
O Santuário se eleva no alto do Morro, perto da Igreja Matriz, como em um pedido de benção à Maria, um ato de louvor a Mãe Divina, o Pai Celeste. Foi realmente, uma idéia maravilhosa que teve o Pároco Pe Pedro Quiriti. Nasceu de sua grande devoção a Maria e a comunidade paroquial da Ilha Grande.
Um dia, estando Pe. Pedro a conversar com um amigo seu conterrâneo da Itália – Pe Osvaldo Belloni, que visitava os Morros da Mariana, expressou o seu desejo em colocar uma grande imagem de Nossa Senhora no Alto do Morro que fica detrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O Pe Osvaldo, mirando também o morro, ficou pensativo por um instante, talvez avaliando a idéia do amigo, depois concordou, prometendo ajudar de lá da Itália, onde arranjaria um meio de realizar o sonho de Pe Pedro.
E o sonho tornou-se realidade! A imagem maternal de Maria foi doada para o povo da Ilha Grande, representando a Mãe dos Pobres – a Senhora do Piauí, que chegou a Parnaíba na manhã de 04 de janeiro de 1989. Medindo 4 metros de altura, com seus 300 quilos, é uma configuração perfeita, modelada em resina e mármore. Foi recebida na Catedral de Parnaíba, onde ficou exposta por três dias, visitada por centenas de fiéis.
E o grande Santuário estava sendo preparado, lá mesmo onde Padre Pedro idealizou. No dia 07 de janeiro, em uma procissão formada por cerca de 5.000 (cinco mil) devotos de Nossa Senhora, a imagem foi levada para Morros da Mariana, entre orações, cânticos, onde então uma Missa campal foi celebrada como um ato de louvor a Deus e agradecimento ao Pe Osvaldo, pelo belíssimo presente ganho.
A imagem ainda passou uma semana na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde se realizou preces a Mãe Divina e atos litúrgicos preparatórios ao dia da colocação definitiva no alto do morro. Então no dia 15 de janeiro, quando se comemorava os 56 anos da aparição de Maria Santíssima na Bélgica, à jovem Marieta Becó, o Senhor Bispo Diocesano Dom Joaquim Rufino do Rêgo, finalmente abençoou a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, já colocada em seu Santuário. A Missa Campal contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, bem uma grande multidão de devotos fiéis.
Assim, se realizou o desejo de Padre Pedro Quiriti, em homenagear a Mãe Divina, na época em que o Papa João Paulo II, convocou o ano de 1987-1988 como ano Mariano, em comemoração ao segundo milênio do nascimento de Nossa Senhora de Nazaré. A Imagem de Maria Santíssima do seu Santuário é um convite constante à Santificação e a devoção de todos.
Que o fervor dos fiéis transforme-se em um pleito de louvor à Maria, de devoção e reconhecimento. Que a Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí derrame copiosas bênçãos ao seu povo, ajudando os Pobres contra a miséria física e moral, em um verdadeiro milagre de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, reservo-me o direito de excluir comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, discriminação religiosa ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.


Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostolado da Oração

Apostolado da Oração
Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - fundando pelo Monsenhor Roberto Lopes. É um dos movimentos mais antigos presentes em nossa paróquia! Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Pesquisar este blog