quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia dos finados

            Laços de sangue e gratidão nos unem além da vida. Por isso, todos os anos, no dia de finados, continuamos visitando os túmulos de nossos entes queridos. Quantas histórias foram escritas por estas pessoas que nos antecederam!
           Neste dia dos finados, lembramos de maneira especial de todos aqueles que um dia caminharam ao nosso lado, nos ensinando e testemunhando com suas vidas.
           No livro dos Macabeus no Antigo Testamento, escutamos que "é bom rezar pelos falecidos para que Deus os livre de seus pecados".
           A morte não é o fim da vida, mas a transformação para uma nova vida.Toda nossa vida é a preparação para esta passagem definitiva.
           Deus tem um plano para este mundo também nos dias de hoje. Ele quer que sejamos instrumentos de sua ação. Por isso, recebemos talentos, dons e inteligência  para participar na construção de seu projeto. Todos têm uma vocação para eternidade.
           Olhando com os olhos da fé, a vida é como um dom que recebemos e que não nos pertence. Assim, devenmos vivê-la como uma dádiva da qual um dia devemos prestar contas.
           Cada dia que vivemos, nos aproximamos deste último dia da nossa vida.
           Nada é mais certo do que a nossa morte. Mas nada é mais inseguro senão o dia e a hora desta morte. Quanto mais vivermos a nossa vida com fé e confiança, mais esperança teremos em relação ao futuro.
            Pensar na morte não deve significar tristeza e angústia. Deve significar  muito mais viver a vida a partir da fé. A pessoa que não tem fé acredita que com a morte tudo se acaba. Mas a partir da fé que se fundamenta na Palavra de Deus, podemos olhar com esperança para esta Nova Vida. A morte não deve significar que caímos no nada, mas que é uma passagem. Sem uma vida eterna após a morte, toda a nossa vida não teria sentido nenhum. "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais". (Jo 11,25)
         A esperança cristã na ressurreição está toda marcada pelo encontro com o Cristo Ressuscitado. Ressuscitaremos com Ele, como Ele, por Ele. A razão de nossa esperança é sempre Jesus Cristo - Filho de Deus que nos revelou os mistérios de Desu como um Pai que nos ama.
        Acreditar na ressurreição dos mortos é abrir-se para a esperança de uma vida nova, além das fronteiras da vida terrena. É acreditar que a vida é para sempre. Não acrteditar é encerrar o destino do ser humano somente nesta vida. Isto significa fechar-se à esperança.
Como São Francisco de Assis, vamos então rezar: "Louvado sejais, meu Senhor, por nossa irmã: a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal. Felizes aqueles que ela encontrar conforme a vossa santissima vontade, pois a segunda morte não lhe fará mal".
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, reservo-me o direito de excluir comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, discriminação religiosa ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.


Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostolado da Oração

Apostolado da Oração
Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - fundando pelo Monsenhor Roberto Lopes. É um dos movimentos mais antigos presentes em nossa paróquia! Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Pesquisar este blog