quarta-feira, 29 de junho de 2011

Padre Vittorio Ferrari - 36 anos de sacerdócio!

    No dia 28 de junho de 2011 comemoramos os 36 anos de sacerdócio de nosso pároco Pe. Vittorio Ferrari (foto), e lhe preparamos uma bela homenagem: 


  Ser Padre
   Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.


    Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo e entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé. Muita fé.


    O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações. Precisa que rezemos pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.
      
     E no dia 28 de junho de 1975, Vittorio Ferrari de nacionalidade italiana, disse SIM ao chamado de Deus passando daquele dia em diante a ser um padre. Padre esse que é feliz, conselheiro, humilde, bondoso, honesto e digno do carinho de todos os paroquianos de Ilha Grande.


   Este dia deve ser repleto de agradecimentos e louvor pelo padre que temos. Deve ser o dia de um abraço caloroso e fraternal, de um “muito obrigado” sincero e de festa. Ter o padre Vittorio em nossa paróquia é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.
Felicidades Padre Vittorio!
 Que Deus sempre o abençoe e guarde, hoje e sempre.




segunda-feira, 27 de junho de 2011

Feliz Aniversário

    A Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Ilha Grande (PI), parabeniza Padre Oscar (foto) e lhe presta uma singela homenagem:


"Faz alguns anos que Deus te enviou à terra para iluminar a todos com a tua presença, e neste dia mais que especial que evidência a tua chegada ao mundo, palavras não bastam para te homenagear, você é uma obra preciosa que Deus criou e revestiu com muitas e boas qualidades, uma grande pessoa que admiramos e queremos muito bem. "

Feliz Aniversário Padre Oscar!
Estes são os votos dos paroquianos de Ilha Grande.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Encontros de Missãozinha

     No dia 25 de junho (sábado) serão realizados encontros de missãozinha em algumas comunidades de nossa paróquia entre elas:


* Comunidade Boa Vista - Assessores: Rafaela e Karine
* Comunidade São José - Assessores: Rony e Conceição
* Comunidade Alto do Batista - Assessores: Aurenice e Rosete


     Ambos os encontros serão realizados de 08:00hs às 11:00hs.



" A obra é de Deus, a missão é nossa"

Celebração Eucarística de Corpus Christi

   A Celebração Solene de Corpus Christi foi realizada no dia 23 de junho na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Ilha Grande (PI) , após a Celebração foi realizada a procissão de Corpus Christi que passou pela Avenida Martins Ribeiro no centro da cidade e terminou no Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí com um momento de adoração.



Momento de Adoração ao Corpo de Deus

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Celebração Eucarística de Corpus Christi


A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ILHA GRANDE (PI) CONVIDA A TODOS OS CATÓLICOS PARA PARTICIPAREM DA SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI QUE TERÁ INÍCIO AS 17:00HS NA IGREJA MATRIZ COM A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E EM SEGUIDA A PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI COM DESTINO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA MÃE DOS POBRES E SENHORA DO PIAUÍ.


CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA!
                                                                                                                

quinta-feira, 16 de junho de 2011


Convite
    Queridos amigos e irmãos, nesta festa de São Pedro as comunidades Tatus e Cal conta com a vossa honrosa presença neste momento de graça a fim de renovar a alegria de ser Cristão, como fez Pedro ao proclamar as maravilhas de Deus.
    Queremos juntamente com todos os irmãos e devotos de São Pedro, celebrar jubilosamente este novenário.
Pe. Vittório Ferrari e Coordenação


PROGRAMAÇÃO
Tema central: “Com São Pedro sob o olhar de Nossa Senhora”

1ª noite – 24/06 - sexta-feira
Responsáveis: Comunidade N. S. da Luz e Rua Projetada 67.
Tema: Um olhar que ilumina
Evangelho: Mt. 20, 29-34

2ª noite – 25/06 - sábado
Responsáveis: Comunidade Baixão, Escola Mª de Lourdes Candeira, Escola Raio de Luz e Rua Projetada 62
Tema: Um olhar que desperta
Evangelho: Lc. 5, 1-11

3ª noite – 26/06 - domingo
Responsáveis: Comunidade Cal, Escola Menino Deus, Escola Henrique Sertão, terço da misericórdia e rua projetada 63.
Tema: Um olhar que intercede
Evangelho: Liturgia própria do domingo

4ª noite – 27/06 - segunda-feira
Noite de confissões

5ª noite – 28/06 - terça-feira
Responsáveis: Pastoral Catequética, Escola Dom Paulo, Estrada Principal
Tema: Um olhar que evangeliza
Evangelho: Lc. 1, 39-55

6ª noite – 29/06 - quarta-feira
Responsáveis: Comunidade Morros, Terço dos homens e Rua Projetada 64
Tema: Um olhar que liberta
Evangelho: Jo. 8, 31-36

7ª noite – 30/06 - quinta-feira
Responsáveis: Grupo JUF, Grupo JAFRAD, Rua Projetada 60 e todos os jovens da paróquia.
Tema: Um olhar que salva
Evangelho: Mt. 14, 22-33

8ª noite – 01/07 - sexta-feira
Responsáveis: Comunidade Tatus, senhoras, associações e Rua Projetada 65.
Tema: Um olhar que cura
Evangelho: Mc. 2, 1-12


9ª noite – 02/07 - sábado
Responsáveis: Apostolado da Oração, ECC e todas as comunidades da paróquia.
Tema: Um olhar que protege
Evangelho: Mc. 8, 1-11

Dia da Festa de São Pedro – 03/07 - domingo

Procissão às 16:00hs saindo do Porto dos Tatus, seguido de Celebração eucarística.

ONDE HÁ POVO HÁ MISSÃO, ONDE HÁ MISSÃO HÁ RAZÕES PARA SER FELIZ
(Dom Luciano Mendes de Almeida)


Pastoral da Educação!


 A Pastoral da Educação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Ilha Grande, realizou visitas aos diretores das escolas municipais e estaduais, para divulgar o trabalho Pastoral a ser divulgado na semana de proteção ambiental do meio ambiente. As visitas foram muito prazerosas, fomos muito bem recebidos pelos diretores e professores.








    A Pastoral da Educação desenvolve encontros da Campanha da Fraternidade nas escolas. Nos dias 30 e 31 de maio e 01 e 02 de junho a Pastoral da Educação desenvolveu os encontros da Campanha da Fraternidade 2011 "Fraternidade e a vida no planeta" nos deslocamos:  Dom Paulo (Tatus), Menino Deus (Cal),  Henrique Sertão (Cal), Maria de Lourdes Candeira (Baixão),João Batista Costa (Centro), Zila Almeida (Centro) e Jonas Correia (Centro). No seguimento do ensino fundamental de 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série e Educação infantil. Vimos o grande empenho dos professores, diretores e alunos, nesta luta constante de preservação e proteção do meio ambiente uma vez que " a criação geme em dores de parto" (Rm. 8,22).
    Encerramos esta 1ª etapa com uma grande caminhada ecológica que saiu da comunidade Tatus passando pelas escolas da Avenida Central, com a participação de diretores, professores, secretários, vigias, pais de alunos, grupos pastorais e pessoas esclarecidas das comunidades com um número aproximadamente de 500 pessoas.

Encontros nas escolas















Caminhada Ecológica
















Créditos: Professor Valdeci Ricardo

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cultura Cristã e nova linguagem


MONS.  VITTÓRIO FERRARI
Vigário Geral da Diocese de Parnaíba

  Cultura Cristã 
e nova linguagem


    Ainda me surpreendo ao pensar na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que por ‘unanimidade’, reconheceu o direito da união entre pessoas do mesmo sexo e me pergunto de onde pode ter surgido tal segurança (unanimidade!!!) que parece contradizer todas as evidências que constituem nossa tradição e nosso jeito cristão de ver a realidade e olhar para o conjunto dos relacionamentos humanos, sobretudo na área da sexualidade. Fico me perguntando qual foi a força misteriosa (o poder culto) que conseguiu criar esta nova ordem mundial, esta revolução cultural em todos os níveis, atingindo até a própria legislação.
    Procurando entender como isso pode ter acontecido, tive a oportunidade, nestes dias, de ler umas reflexões sobre o assunto, no jornal semanal da Santa Sé: L’Osservatore Romano e na síntese de uma ‘palestra’ sobre: “O poder da palavra. Verdade e ideologia nos organismos internacionais” ministrada por Dom Silvano Tomasi, observador da Santa Sé junto à ONU. Ele,falando de sua experiência em Genebra, “lugar onde se gera cultura diariamente”, afirmou – lembrando que lá residem 30 mil funcionários de organismos internacionais, que realizam mais de 9 mil conferências por ano – que “é com a criação de uma nova linguagem, combinada com uma visão extremista da não discriminação”, que vem se criando e impondo uma ideologia contrária ao pensamento tradicional (que tem sua raiz no cristianismo) e que acaba incidindo na vida concreta das pessoas gerando, antes ainda que nós possamos nos dar conta disso, um novo conjunto de convicções e comportamentos. “Partner”, “gender”, “saúde reprodutiva” são alguns termos do novo vocabulário utilizados pelas instituições internacionais, substituindo os conceitos tradicionais de “esposo (a)”, “homem/mulher”, “anticoncepção e aborto”. Neste contexto, um destaque especial alcançou a palavra ‘GÊNERO’ que veio a substituir, progressivamente, na nova linguagem oficial, os conceitos de homem e mulher transformando, assim, a sexualidade numa livre opção pessoal e não mais num dado objetivo, enraizado na própria natureza. Diz Lucetta Scaraffia (docente di História Contemporânea na Universidade de Roma ‘ La Sapienza’) que, “nestes últimos trinta anos, perante a crise das grandes ideologias sócio-políticas, veio a afirmar-se como nova perspectiva de revolução, uma espécie de divinização dos Direitos humanos, sobretudo aqueles de IGUALDADE e de LIBERDADE”.
     Nas lutas travadas pela afirmação do ‘feminismo’ desenvolveu-se tamanha absolutização do conceito de igualdade que trouxe consigo a tendência a negar toda diferença e, em particular, a negação da diferença sexual. Neste contexto, aquilo que vale não é mais o reconhecimento da evidência do dado natural (a diferença entre o ser homem ou mulher) e sim a absoluta e individual liberdade de opção. Esta perspectiva, esta nova forma de olhar para a igualdade (como eliminação de todas as diferenças!) ganhou uma aceleração através da separação, cada vez mais profunda, entre sexo e reprodução (e também entre sexo e matrimônio!) e colocou os alicerces para esta nova situação, codificada pela decisão do STF. Diante desta situação, que vem trazendo e codificando uma radical mudança dos parâmetros de referência da nossa cultura, somos provocados a refletir seriamente sobre a urgência de uma nova ação cultural e evangelizadora em defesa e pela promoção daquela visão própria do Cristianismo que traz para todos a verdadeira liberdade.

Mons. Vittório Ferrari

Fonte: 
Diocese de Parnaíba










segunda-feira, 13 de junho de 2011

Celebração da Crisma

  ABAIXO ESTÃO AS FOTOS DA CELEBRAÇÃO DA CRISMA QUE ACONTECEU NO DIA 05 DE JUNHO DE 2011, NO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA MÃE DOS POBRES E SENHORA DO PIAUÍ E FOI PRESIDIDA PELO BISPO DIOCESANO DOM ALFREDO SCHAFFLER.










Fotos: Rony Farias

terça-feira, 7 de junho de 2011

Reunião do Apostolado da Oração

   Na última sexta-feira dia 03/06 os membros do Apostolado da Oração reuniram-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição para um momento de oração e reflexão.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostolado da Oração

Apostolado da Oração
Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - fundando pelo Monsenhor Roberto Lopes. É um dos movimentos mais antigos presentes em nossa paróquia! Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Pesquisar este blog