sexta-feira, 5 de julho de 2013

Programação do Festejo de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí

Festejo da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí
Ilha Grande de 12 a 21 de Julho de 2013
Tema central:
“ Com  Maria rumo à JMJ ”


Convite


Caríssimos Irmãos e Irmãs,
devotos de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí,

                                                               No contexto das celebrações de encerramento das SMP, que caracterizaram a caminhada da nossa Diocese nos últimos quatro anos, e do renovado apelo do Papa Francisco a intensificar a caminhada do Ano da Fé, proposto pelo Papa Bento XVI em correspondência com o cinquentenário do Concílio Vaticano II,na espera da Próxima JMJ que vai acontecer no Rio de Janeiro no próximo final de julho, eis quesomos novamente convidados a festejar a Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí.
Queremos aproveitar este tempo de graça e parar um pouco a fim de refletir e rezar, aos pés de Nossa Senhora, para familiarizarmos novamente com estes acontecimentos da vida da Igreja que, tantas e tantas vezes, passam despercebidos nas nossas correrias e ocupações de cada dia.  Em particular queremos acompanhar a juventude da nossa Paróquia que vai se organizando para tornar possível o encontro com Papa Francisco, em ocasião de sua vindaao Rio, na próxima Jornada Mundial da Juventude. Queremos pedir a Maria Santíssima, que colocou toda a energia do seu jovem coração a serviço do projeto de Deus, que desperte também tantos sonhos, tantas energias e esperanças, que se abrigam no coração dos nossos jovens, para que sejam gastas com incansável entusiasmo nas mais diferentes urgênciase desafios que caracterizam este tempo especial da  história em que somos chamados a viver. 
Com a Virgem Santa, ‘jovem e ousada serva do Senhor’, esperamos por você, por sua família, pela sua comunidade: venha caminhar com Maria e com toda a juventude da nossa paróquia“rumo à JMJ 2013”. E que a Bênção de Deusdesça, desde já, sobre o seu coração e o torne desejoso deste encontro.

Pe. Vittorio,  Pe.  Francisco e Conselho Paroquial


Programação e Temas de cada dia


12 de julho (sexta-feira)
Juventude: entre sonhos e ideais
Responsáveis: Comunidade Cal, Apostolado da Oração, Aposentados, Rua São Francisco

13 de julho(sábado)
Juventude:alimentando  a  esperança
Responsáveis: Pastoral da Juventude e todas as Comunidades da Paróquia

14 de julho(domingo)
         Juventude: ameaçada pelas drogas e violência
Responsáveis: Catequese, Adolescentes, coroinhas, ruas São Paulo, São José e Palmeirinha

15 de julho(segunda-feira)
Juventude: em busca de educadores
Responsáveis: Equipe do Dízimo e dizimistas, Rendeiras, comerciantes, Pastoral da Educação, ruaBaixão, Baixão do Tulio e Baixão das Flores.

16 de julho(terça-feira)
Juventude: nas ilusões da afetividade
Responsáveis: Comunidade dos Tatus, Prefeitura Municipal, Camara de vereadores, rua Bom Jesus.

17 de julho(quarta-feira)
Juventude: à procura de raízes e cultura
Responsáveis: Comunidade Nossa Senhora da Luz, Cooperativa de Catadores de caranguejo, Sindicato de Servidores Público e Canto do Igarapé

18 de julho(quinta-feira)
Juventude:no eterno dilema sobre a fé
Responsáveis: Comunidade Baixão, Associação dos Moradores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rua Turiano Ribeiro, Travessa Turiano Ribeiro, rua Cândido Ferreira e Adão Luciano.

19 de julho(sexta-feira)
Juventude:sensível à solidariedade
Responsáveis: Pastoral da Criança, Casa de Nutrição, Colônia de Pescadores, Rua Coqueiro, rua da Glória e Travessa da Glória

20 de julho(sábado)
Juventude:redescobrindo o valor da família
Responsáveis: Pastoral Familiar, Vicentinos, Terço dos Homens e Avenida Martim Ribeiro

21 de julho(domingo)
Maria:Mãe da Juventude do novo milênio


LEMBRETES:

# Novena e Celebração da Santa Missa a partir das 18hs, no Santuário de Nossa Senhora;
# No dia 12/07 (sexta-feira), solene abertura com caminhada Penitencial às 05 hs da manhã saindo da capela de São Francisco no Labino;
# No dia 13/07 (sábado), logo após a celebração haverá noite cultural;
# No dia 16/07 (terça-feira), Show musical com Andrea Dutra;
# No dia 21/07 (domingo), Procissão pelas ruas da cidade as 16:30 encerrando com Santa Missa no Santuário.
# Conclusão da Festa: bingão com cinco valiosos prêmios.


Participe!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Nota de repúdio

 Nota de repúdio

          Com uma profunda angústia no coração voltamos a repetir as palavras que escrevemos um ano atrás (bem triste é este aniversário!) após os eventos sacrílegos acontecidos no Santuário: “Repudiamos com firmeza e condenamos com todas as nossas forças o gesto covarde, violento e sacrílego com que, na noite de sábado 14 de julho de 2012, foi violado o recinto sagrado do Santuário da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí. Olhamos com tristeza a ação de quem derrubou, quebrou e desprezou as imagens, colocadas neste Santuário para celebrar a memória de Cristo e de sua Mãe Santíssima, e nasce em nós a angústia e a preocupação por vermos o caminho de degradação e destruição da convivência civil e responsável para qual se encaminha a nossa juventude. Dizia Goya, já faz mais de um século: “O sono da razão gera monstros”. É monstruoso aquilo que uma inteligência, desprovida de valores e dominada pelas forças brutas do instinto e da violência, unida aos efeitos das drogas e da irresponsabilidade pode produzir.”
Novamente, nesta noite de terça feira, 03 de julho de 2013, foi violado este recinto sagrado do Santuário, mas nesta noite a mão sacrílega, covarde e violenta foi direcionada, por uma mente que renuncia à sua própria grandeza e dignidade, não mais contra as imagens artísticas que embelezam o nossa Santuário e sim contra a obra prima e a imagem indestrutível do próprio Deus: o ser humano. Uma menina de quinze anos foi morta barbaramente aos pés do grupo escultóreo que representa a Anunciação. A primeira pergunta que vem à mente é esta: “Será que o poder do mal é tão profundo e poderoso, neste nosso tempo, ao ponto de tornar ineficaz até a presença dAquele que se fez próximo para nos trazer o próprio Amor de Deus?” Olhar com angústia e horror para este acontecimento não é mais suficiente! Precisa retomar a coragem para uma presença que saiba propor novamente aquela novidade que Jesus Cristo testemunhou até o fim: o respeito, a valorização, a afeição para cada pessoa reconhecida e acolhida na sua inviolável dignidade de filho de Deus!
Assim, enquanto manifestamos nossa solidariedade e proximidade para com a família desta jovem vítima da absurda violência, renovamos a firme reprovação destes eventos e solicitamos também a resposta dos poderes públicos para que sejam garantidas, nesta nossa cidade, as condições para a segurança e o restabelecimento dos direitos fundamentais da convivência civil.
Enfim, não podemos esquecer o gesto fundamental da nossa fé, a Oração, como sufrágio e, ao mesmo tempo, como pedido ao Cristo e a nossa Senhora para todos que estão envolvidos neste trágico acontecimento.
Ilha Grande, (PI) 03 de julho de 2013.


Pe. Vittorio Ferrari

Talia Cristina Araújo dos Anjos, 15 anos. Assassinada no Santuário de Nossa
Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí - Ilha Grande em 3 de julho de 2013.
Foto: facebook.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostolado da Oração

Apostolado da Oração
Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - fundando pelo Monsenhor Roberto Lopes. É um dos movimentos mais antigos presentes em nossa paróquia! Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Pesquisar este blog